COMO CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO

Entenda um pouco mais de uma associação


Como nasce, como surge uma associação? 


No nosso dia-a-dia é comum, no mesmo bairro ou região discutirmos sobre alguns assuntos nas praças,  mesmo bairro ou região discutam sobre determinados assuntos como os serviços públicos que podem ser melhorados outras questões coletivas. Esses assuntos representam interesses que podem se relacionar com a defesa de um parque, de um rio ou de uma área verde, em área de lazer, uma universidade, um posto de saúde policial que trabalhem com a prevenção ou qualquer  tema que seja de interesse coletivo.


O Código Civil Brasileiro classifica associação como a união de pessoas que se organizem para fins não econômicos. Então, são formadas por pessoas que possuem um objetivo comum, que não visem lucro, que se agrupem formando um coletivo e juntos vão a busca dos benefícios para a comunidade. 


Como criar uma Associação


A 1ª fase do processo é elaborar um Plano de Negócio para verificar a viabilidade. 


A 2ª Fase, depois de verificar a viabilidade, comunicar aos interessados através de reunião. Essa convocação pode ser por telefone, por carta, pessoalmente, mediante panfleto ou qualquer outra forma que atinja o público que possa se interessar pela iniciativa, informando assim, ao maior número de pessoas sobre os direitos e deveres dos associados, dentre outras. 



Na 3ª Fase, a pré-operacional define-se a localização, a aquisição de móveis e equipamentos, contratação de funcionários e contador(a), licenças e alvarás, etc.



Formalizada a associação na 4ª fase por um documento com um conjunto de cláusulas que definem as principais condições, deveres e obrigações dos envolvidos e a abertura da conta bancária.


E enfim a fase esperada, a operacional. Dando inicio as atividades com qualidade e bom atendimento para os usuários, ter um controle financeiro, para mostrar transparência na gestão, fazer ajustes se necessário. Lembrando que para a organização ser bem sucedida precisará de gestão eficiente.


Observando que as associações que necessitem contratar funcionários deverão fazê-lo sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e regras previstas nos dissídios coletivos da categoria. Podendo admitir o serviço voluntário, na maioria das vezes, indispensável ao funcionamento da entidade através de contrato expresso o objeto e as condições de seu exercício.


A Brasís é uma empresa de Contabilidade em Salvador/BA  especializada em contabilidade para associações. Se você estiver pensando em abrir uma associação, realizar um planejamento operacional, fazer um bom planejamento financeiro, entre em contato conosco.


Até breve!



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