COMO ESCOLHER A FRANQUIA CERTA

Como escolher a franquia certa?


Antes de decidir por uma franquia é preciso verificar se ela atende aos objetivos definidos. E agir com razão, deixando de lado a emoção, na compra de uma franquia já é um excelente começo.  E uma forma de evitar perdas e minimizar os risco é contar com um bom Plano de Negócio.


Mas o que é uma franquia?


A Lei 8.955 de 1994 defini que franquia é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.


Sendo assim,  quem adquiri uma franquia é ser empreendedor franqueado que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida, por meio de contrato firmado com o franqueador (aquele que desenvolveu o negócio e transformou em franquia) é denominado de franqueado.


Para tomar a decisão de obter uma franquia, é preciso analisar as finanças pessoais e verificar se cabe em seu orçamento todo os investimentos iniciais na franquia ou precisará de crédito para suprir as despesas dos primeiros meses, o investimento na estrutura, o estoque inicial, entres outras exigências do franqueador. 


Um fator importante que deve ser levado em consideração também é o perfil do empreendedor, pois é interessante que esteja compatível com o negócio e a atividade específica da franquia. 


Então, como escolher uma franquia?


- Conhecimento das vantagens e desvantagens do sistema de franquia;


- Auto-avaliação para verificar se tem o perfil para ser um franqueado e o melhor tipo para seu investimento;


- Avaliação do negócio se é viável através de um plano de negócio;


- Avaliação específica do investimento necessário;


- Conhecimento da empresa franqueadora;


- Gestão dos procedimentos rotineiros de uma franquia;


Fatores essenciais para manter a qualidade da rede:


- Controle de estoques;

- Investimento em marketing;

- Planejamento dos aspectos financeiros da franquia


A localização pode ser um item essencial na escolha do seu negócio.  É necessário avaliar questões sobre a proximidade com os concorrentes e qual o melhor ramo de atividade para determinados pontos comerciais.


Para abrir uma franquia, você deve levar em conta diversos aspectos burocráticos, verificar o tipo de empresa, contratos e impostos. 


A Brasís tem profissionais qualificados e que conhece os aspectos técnicos de uma franquia  e pode te ajudar nas questões burocráticas, contábeis e empresariais. 


Até breve!



Comentários