COMO FORMAR SEU PREÇO DE VENDA

Assegurando a obtenção do lucro com a precificação correta


A falta de informação dos empresários de micro e pequenas empresas sobre os gastos e a margem de lucro fazem com tenham dificuldades na definição do preço de venda.



A precificação dos produtos ou serviços devem levar em consideração alguns aspectos com os seguintes motivos:


  • Lançamento de um novo produto;
  • Introdução de produtos em novos canais de distribuição;
  • Conhecimento dos preços dos concorrentes;
  • Alteração de gastos na empresa, custo de produtos e aquisição de novos investimentos;
  • Alteração de objetivo de rentabilidade;
  • Alterações na legislação;
  • Adaptação a novas tecnologias.

Quais os objetivos para precificar os produtos e serviço?


  • Expandir vendas
  • Evitar a competição e garantir a sobrevivência
  • Ser o líder de preço


 1º Passo para encontrar o preço de venda é levantar o gasto total da empresa identificando os custos e despesas variáveis e custos e despesas fixas.


2º Passo Encontrar a Margem e Contribuição, qual  indica ao empresário o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro. Sua fórmula é: 


Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)


3º Passo fazer cálculo do Markup Divisor.

O que é o Markup Divisor? 


Um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço  para a formação do preço de venda.

Com o Markup, o empresário(a) consegue:

  • pagar todas as suas despesas;
  • Ter lucro;
  • Ter preço dentro dos valores de mercado.

Elementos para o cálculo do Markup:


(+) Custo de aquisição das mercadorias 

(+) Despesas administrativas

(+) Tributos 

(+) Comissões de vendas

(+) Lucro 

(=) Preço de Venda



Exemplificando:


Preço de compra de um produto no valor de R$ 80,00:

Custo Total das Vendas de Produtos


(+) Despesas Administrativas........10%

(+) Tributos..................................4%

(+) Comissões...............................3%

(+) Lucro....................................30%

(=) Custo Total das Vendas (CTV)...47%



Calculando índice do Markup Divisor (MKD)

MKD = (PV – CTV)/100

MKD = (100 – 47)/100

MKD = 53/100

MKD = 0,53


Aplicando o índice do Markup no Preço de Venda

PV =  PC / MKD

PV = 80/0,53

PV =  R$ 150,94   


Com esse valor acima a empresa consegui cobrir todos os gastos e obter o lucro desejado.


 PV = Preço de Compra


Se tiver dificuldade para calcular despesas fixas, variáveis, custo de produção e margem de lucro, peça ajuda ao contador ou contadora. Os profissionais de contabilidade têm familiaridade com esse tipo de conceito e podem apoiar a aplicação deles à realidade de seu negócio.


 Como estão as precificações dos seus produtos e/ou serviços? Você sabia que manter um preço ideal que possa cobrir seus gastos e gerar lucro pode ser o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma? 

Até breve!



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